Você já se sentiu irritada em ter que parar a aula toda hora para resolver os conflitos em sala de aula? Você prepara a sua aula com toda dedicação e amor. E pensa “Puxa, essa aula será legal, espero que as crianças gostem!” Mas seu projeto vai por água abaixo tendo que parar toda hora para resolver as questões de relacionamentos entre as crianças.
É um que deda o outro. Outro que reclama do um. Um que tira sarro do outro. E assim passa toda a aula e toda a alegria com a qual você a havia planejado. Essa situação parece familiar?
Para nós sim, e por isso desenvolvemos um projeto sobre a consciência para ajudar nossas crianças a terem um melhor relacionamento na sala de aula e aproveitarem mais o tempo e as atividades propostas pelos educadores.
E vamos falar um pouco sobre este assunto pouco explorado em sala de aula, mas extremamente importante. Ainda mais em tempo em que as habilidades socioemocionais necessitam estar ativas na sala de aula.
POR QUE TRABALHAR CONSCIÊNCIA COM AS CRIANÇAS?
Simplesmente porque a consciência é um atributo do pensamento. Ela funciona como uma espécie de pensamento íntimo que ninguém ouve, a não ser você mesmo, e que nos dá a noção da moral que temos. Por isso é conhecida como voz da consciência. Na realidade, a consciência caminha juntamente com outra função mental superior, a memória.
A memória registra todos os estímulos que estão ao nosso redor e reproduz seus conteúdos de forma subconsciente, por isso dizemos que “falamos sem pensar”.
Quando isso acontece estamos apenas reproduzindo conteúdos nossos que já aprendemos e expressamos repetidas vezes, por isso se torna natural e automático. Estes conteúdos podem ser saudáveis ou não, bons ou ruins. E é neste aspecto da auto avaliação que está a importância da consciência.
A CONSCIÊNCIA E A AUTO AVALIAÇÃO
Como vamos saber se o que estamos falando, fazendo, expressando, pensando, sentindo é agradável ao outro e a nós mesmos ou não? Como vamos avaliar como nos sentimos após determinadas posturas ou escolhas? Como vamos tomar a decisão de mudar hábitos não saudáveis física e emocionalmente?
Através da nossa consciência que avalia os nossos conteúdos mentais e nos dá uma alerta se este conteúdo terá uma consequência positiva ou negativa.
A consciência nos auxilia a sermos melhores para nós e para os outros, a sermos mais fraternos e solidários, pois nos faz pensar antes de realizar e esse processo complexo é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e pacífica.
COMO ENSINAR AS CRIANÇAS A SE AUTO AVALIAREM? E ASSIM SEREM MAIS JUSTAS E PACÍFICAS COM SEUS COLEGAS?
O livro infantil traz de forma lúdica e divertida a ação da consciência. No livro a consciência é representada pela personagem da Arara Azul, sempre alertando sobre os equívocos dos pensamentos preconceituosos do Papagaio Tagarela, revelados pela sua maledicência ou mais popularmente conhecido como “falar mal do outro”, “criticar”, “reparar nos defeitos alheios”, “menosprezar o outro”.
A história infantil é sobre diversidade e nos mostra que todos nós, assim como o Papagaio Tagarela, possuímos essa voz da consciência, que nos alerta sobre o bem e o mal e nos auxilia a tomarmos escolhas com consequências mais felizes, justas, pacíficas e bondosas, quando a escutamos.
Além disso, e não menos importante, a história traz personagens e ambiente que valorizam a fauna e a flora brasileiras. Fato muito relevante, pois conhecer animais e plantas do Brasil através de referências nas histórias infantis promove no imaginário da criança o desejo por respeitar, admirar e conhecer mais a natureza brasileira.
UM GUIA PRÁTICO QUE VAI AJUDAR VOCÊ NESTA TAREFA
Acompanhando o livro infantil, nossa equipe pedagógica desenvolveu o projeto “Despertando a consciência no bem”o qual traz sugestões de como trabalhar a história com as crianças, além de um vivência prática muito interessante e dinâmica envolvendo todas as crianças da sala.
A vivência é o ponto alto do projeto, porque faz a ponte entre a fábula e a realidade das crianças desenvolvida em quatro etapas:
1. O mundo do Papagaio Tagarela X o mundo da Arara Azul
2. Como é o meu mundo?
3. O nosso mundo na sala de aula
4. Construindo mais felicidade em nossas aulas
Em cada uma dessas etapas são sugeridas uma ou mais atividades a serem desenvolvidas individualmente e em grupo para que os alunos vivenciem na prática a construção do respeito pelos demais colegas e construam um novo comportamento na sala de aula e para a vida deles.
Com este livro e projeto fornecemos a você professor uma ferramenta para que eles possam auxiliar as crianças a resolverem seus conflitos na sala de aula de maneira mais amistosa, solidária e fraternal. Assim, você terá mais tempo para se dedicar ao desenvolvimento das suas aulas e se sentirá mais realizada no dia a dia.
Veja o vídeo abaixo para conhecer melhor o livro infantil e o projeto:
Se você está passando por estas mesmas dificuldades com seus alunos. Você precisa trabalhar o livro infantil Papagaio Tagarela como o Projeto Pedagógico. Então, CLIQUE AQUI e conheça em detalhes este recurso.
Desejo a todos os educadores um excelente trabalho e coloco-me à disposição para esclarecimentos e dúvidas sobre o livro infantil e o projeto.
E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre esse assunto.
Deixe um comentário logo baixo contando suas experiências, dúvidas e outras dicas que possam nos ajudar na tarefa de educar nossas crianças com mais valores.
Abraços
Milena Barbosa – Fundadora e coordenadora Pedagógica da EducaMe com amor