A crueldade infantil pode aparecer desde tenra idade. Quando a criança pequena sente prazer em destruir casas de formigas, arrancar flores de forma brusca, destruir pequenos animais indefesos, etc.
Pode parecer que é apenas uma distração infantil, mas não podemos perder nunca de vista que toda ação é movida em si mesma por um sentimento e tem como objetivo a busca de uma sensação que nos cause algum nível de prazer.
Por isso, é preciso observar na criança cruel se suas ações são movidas pela curiosidade, pela desinformação ou se, na verdade, o que a move é o prazer em ver o sofrimento do outro, o prazer em destruir.
Ou seja, a crueldade está se manifestando com um traço de sua personalidade e precisa urgentemente de ajuda para que não caminhe a outros transtornos mais severos.
Mas, afinal de contas, o que é a crueldade infantil?
A crueldade é um sentimento de impiedade característico da pessoa que sente prazer em fazer o mal. Ela é um alerta para o desenvolvimento futuro de doenças psíquicas como bipolaridade, esquizofrenia e psicoses em geral.
Na infância ela pode ser observada nas crianças que gostam de fazer brincadeiras desagradáveis, sentem prazer em maltratar animais e destruir plantas, gostam de ver sangue, gostam de filmes de terror e só gostam de brincar de bater, machucar e destruir.
Isso que dizer que uma criança que apresenta crueldade com a natureza está manifestando apenas uma face de sua crueldade, de modo que, ao nos atentarmos aos outros comportamentos da criança vamos encontrar as manifestações da crueldade também no seu lar, na escola, com seus amigos, enfim, em todo o rol dos seus relacionamentos.
Quais são as razões da crueldade na infância?
Segundo a psicanálise, uma gestação difícil com sentimentos conturbados envolvendo a mãe pode abalar a estrutural emocional do bebê, gerando uma tendência a neuroses.
Mas, como tudo na educação parte de exemplos, uma criança que vive num lar violento e sofre agressão manifestará a crueldade como um hábito.
Além disso, o estímulo a desenhos, jogos e filmes violentos e que enfatizam muito personagens maldosos também podem ter forte influência no comportamento cruel das crianças.
Mas e quando a criança foi cercada de estímulos pacíficos e afetuosos e ainda assim manifesta-se cruel? Não podemos nos esquecer que o desenvolvimento ocorre na interação da herança genética com o meio ambiente.
Desta forma, a crueldade pode ser sim um despertar de tendências negativas intrínsecas da criança, que na interação com o ambiente, vieram à tona e começaram a compor a sua personalidade.
Como os pais podem ajudar seu filhos prevenindo a crueldade infantil?
Sensibilizando a criança desde muito cedo para compreender o papel de cada elemento da natureza. Pois, ninguém respeita aquilo que não conhece. Ninguém tem afeto por aquilo que não preza.
Para iniciar esta compreensão com as crianças, indicamos o livro infantil Zequinha – o amigo dos pássaros . O livro traz um alerta sobre o nosso egoísmo em considerar que a natureza existe exclusivamente para nos servir.
Com esta forma de pensar fomos sendo cruéis, depredando, extraindo, destruindo e tirando a liberdade de tantos animais, como os pássaros, somente para serem expostos enclausurados em nossas casas.
Você, como pai, já parou para pensar na profundidade dessas ações?
Tudo na natureza é solidariedade. As relações entre os seres, elementos e fenômenos da natureza nos mostram isso o tempo todo. No entanto, nós também somos natureza, também fazemos parte dessa rede de solidariedade.
Precisamos educar nossas crianças com a verdade, porque somente entendendo a função de cada ser na natureza será possível amá-la e respeitá-la.
Partindo desse olhar simples para a natureza, podemos expandir para outros relacionamentos pais e filhos, irmãos, amigos, sempre pontuando aos nossos filho o valor de cada relacionamento em nossa vida, e que o outro não está a nos servir, a satisfazer o que queremos, mas que estamos juntos para nos ajudar.
Assim, aos poucos, vamos ajudando nossos filhos a se relacionarem com a natureza e com as pessoas sem as ilusões do egoísmo e dos caprichos.
E para auxiliar os pais nesta tarefa de previnir a crueldade infantil, o livro é acompanhado de um guia com orientações passo a passo e atividades práticas para, além de ler a história, compreendê-la e vivenciá-la na realidade de cada criança.
Você gostou desta dica e quer saber onde encontrar o livro infantil Zequinha – o amigo dos pássaros?
Se você é pai ou mãe pode adquiri-lo clicando aqui para acessar a loja virtual da EducaME. Além de receber o livro impresso pelos correios, também receberá um guia pedagógico, em formato eBook, com orientações de como trabalhar o livro com seu filho no seu e-mail.
Se você é educador pode adquiri-lo na clicando aqui para acessar a loja virtual da EducaME. Além de receber o livro impresso pelos correios, também receberá o livro do professor em formato eBook no seu e-mail.
Você também pode adquirir a versão eBook do livro aqui no site da Amazon.