Filho triste: uma história infantil para ajudar seu filho

Não há nada que corte mais o coração dos pais atentos do que perceber seu filho triste. É realmente preocupante notar a tristeza nas crianças, uma vez que, estamos acostumados a pensar na infância como uma momento de alegrias, brincadeiras, onde tudo é possível e tudo pode se dar um jeito no faz de conta.

O que é perceber um filho triste?

A tristeza é um sentimento de desânimo e melancolia. É natural e até mesmo saudável ter momentos de tristeza, pois precisamos dos contrastes para perceber aquilo que nos faz bem ou não.

Somente sabemos valorizar os momentos bons quando eles não ocorrem mais e sentimos saudades e então reconhecemos que eles nos traziam alegrias.

Ao passo que, quando vivemos momentos ruins podemos perceber o que nos deixa triste. E temos a oportunidade de nos arrepender de maus comportamentos e más escolhas que podem ter gerado como consequência a tristeza e assim ganhamos consciência do certo e errado em nossas vidas.

Esse raciocínio moral é fundamental para que a criança vá aos poucos aprendendo a fazer escolhas melhores e mais felizes.

No entanto, um filho triste deve ser observado e cuidado com atenção, pois poderá desenvolver transtornos como a depressão e isolamento social.

Quais podem ser as razões do filho triste?

A maior razão de uma criança ser triste por longos períodos e não apenas como consequência de alguns momentos é a falta de estímulos que atendam às suas reais necessidades e que a motive a ver o mundo ao seu redor com alegria e a faça se sentir útil nesse mundo.

Quando buscamos os motivos dos suicídios entre crianças e jovens chegamos exatamente nesta questão acima: por não se sentirem amados e portanto úteis a ninguém, por não encontrarem um sentido para as suas vidas é que consideram que viver é inútil.

Por isso, é extremamente importante educar nossos filhos para que eles encontrem alegria de viver naquilo que eles realmente são. Ajudando-os a descobrir potenciais e habilidades, e mais do que isso, ajudando-os a dar utilidade no bem para seus potenciais e habilidades.

Como ajudar um filho triste?

meu filho é inseguro o que fazer

Esta é a proposta que trazemos no livro infantil Inclusão no Coração – a fábula do grilinho e do vaga-lume. Nesta história o personagem do grilinho vive triste por não perceber seus potenciais e como poderia ser útil ao outros, sentindo-se feliz consigo mesmo.

Observando os personagens Grilinho e Vaga-lume, a criança poderá perceber que é possível buscar a alegria de viver mesmo diante das dificuldades. Basta buscar em nossos potenciais os caminhos certos de superá-las.

O livro ainda conta com um guia em que os pais são orientados passo a passo com atividades práticas de como ajudar seu filho a descobrir suas potencialidades e como utilizá-las.

Você gostou desta dica e quer saber onde encontrar o livro infantil Inclusão no Coração?

Se você é pai ou mãe pode adquiri-lo clicando aqui para acessar a loja virtual da EducaME. Além de receber o livro impresso pelos correios, também receberá um guia pedagógico, em formato eBook, com orientações de como trabalhar o livro com seu filho no seu e-mail.

Se você é educador pode adquiri-lo na clicando aqui para acessar a loja virtual da EducaME. Além de receber o livro impresso pelos correios, também receberá o livro do professor em formato eBook no seu e-mail.

Você também pode adquirir a versão eBook do livro aqui no site da Amazon.

    ESTÁ GOSTANDO DESTE POST? CADASTRE-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!