Crianças com autoestima baixa é mais comum do se pensa. Mas o que é ter autoestima baixa?
A autoestima baixa é um sentimento de inferioridade que não nos faz enxergar as nossas boas qualidades e habilidades. E acreditamos que não temos valor e não apostamos em nós mesmos.
Uma criança com autoestima baixa deve receber um acompanhamento e tratamento especial. Porque sem sentir confiança em si mesma, provavelmente, apresentará dificuldades de aprendizagem.
Aprender é uma atitude de esforço que resulta em uma mudança de comportamento. Mas como uma criança irá se esforçar se não acredita que é capaz? Se não acredita enxerga suas habilidades? Se não percebe seus potenciais?
Criança com autoestima baixa: quais são os motivos?
Com certeza a psicologia e a psicanálise têm um campo terapêutico maravilhoso para identificar as causas da baixa autoestima infantil e tratá-la com êxito.
De forma geral, podemos destacar a forma como os pais se relacionam com seu filho como uma questão determinante para a baixa ou alta autoestima da criança.
Uma vez que, a família é o primeiro ambiente em que a criança estrutura sua personalidade e começa a definir a sua posição no mundo.
Sem sombras de dúvidas que, a maneira como se estabelece o relacionamento entre pais e filhos tem influência preponderante para como a criança se enxerga no mundo e como enxerga a si mesma perante os outros.
Dessa forma, a baixa autoestima pode ganhar espaço na personalidade da criança quando ela não é valorizada em suas conquistas, mesmo que sejam pequenas.
Ao mesmo tempo em que, o pais dão mais valor às suas dificuldades e aos seus erros.
Muitos pais, sem o saber e perceber, dão rótulos a seu filho como: “Você não faz nada direito”, “Deixa que eu faço porque isso é muito difícil para você”, “Você é estabanado”, “Você não tem jeito”, “Você não aprende”, “Você não serve para isso”, etc.
Quando os pais rotulam a criança, ela toma aquela característica como sendo dela, então, “como meus pais estão dizendo, devo ser assim mesmo”.
Assim, aceita que não consegue, não sabe, não serve para fazer isso ou aquilo e acaba por desistir do esforço e de desenvolver suas habilidades.
Criança com autoestima baixa: o que fazer?
Primeiro ponto é buscar ajudar especializada para atender a essa criança um psicólogo, psiquiatra e psicopedagoga para ajudá-la a recuperar o prazer de aprender.
Segundo ponto é os pais também procurarem orientação parental para fazer os ajustes necessários em sua forma de educar e de perceber seu filho.
Com certeza compreender como ocorre o desenvolvimento infantil deveria ser condição essencial para qualquer um que tenha a intenção de educar.
Criança com autoestima baixa: uma história infantil para ajudar.
Em nossa experiência na educação nos deparamos com muitas situações de crianças com autoestima baixa e sentimos o quanto isso é prejudicial para seu comportamento, seu convívio familiar e social e sua aprendizagem.
Foi pensando em uma dessas experiências que criamos o livro infantil Sarcoramphus Papa Cathartidae – o urubu desprezado por fazer o bem.
Esta história foi inspirada em uma história real de uma família catadora de recicláveis que tivemos oportunidade de conhecer em nossos trabalhos de educação.
As crianças dessa família sofriam muito preconceito de seus colegas por conta da profissão de sua mãe.
Quando apresentamos este livro a este grupo de crianças todos se identificaram, tanto os que faziam bullying como os que sofriam com o preconceito.
Este foi um trabalho muito rico que aproximou as crianças e, por isso, achamos muito importante estender as reflexões que esta história propõe para que os pais possam educar seus filhos a enxergarem o verdadeiro valor que têm em si mesmos e o valor que o outro também tem.
Como este livro infantil poderá ajudar meu filho com baixa autoestima?
Ao ler a história com seu filho e seguir as orientações que propomos no eBook guia pedagógico para os pais, você ajudará seu filho a se colocar no lugar do personagem Sarcoramphus.
Ajudando-o a pensar em suas próprias habilidades e qualidades. Compreendendo qual é a importância dele para as pessoas que o cercam.
Com o guia de orientações aos pais que acompanha o livro, os pais terão suporte para aproximarem de seu filho e abordar este tema de forma leve e lúdica, além de terem no guia um passo a passo com atividades que ajudarão seu filho a perceber o valor de seus potenciais, estimulando-o ao esforço de desenvolvê-los.
Onde adquirir o livro infantil Sarcoramphus Papa Cathartidae?
Se você é pai ou mãe pode adquiri-lo clicando aqui para acessar a loja virtual da EducaME. Além de receber o livro impresso pelos correios, também receberá um guia pedagógico, em formato eBook, com orientações de como trabalhar o livro com seu filho no seu e-mail.
Se você é educador pode adquiri-lo na clicando aqui para acessar a loja virtual da EducaME. Além de receber o livro impresso pelos correios, também receberá o livro do professor em formato eBook no seu e-mail.
Você também pode adquirir a versão eBook do livro aqui no site da Amazon.