Uma aprendizagem significativa entre a criança e a natureza ocorre quando temos clareza do que queremos proporcionar ao desenvolvimento integral da criança com as propostas junto á natureza.
E a pandemia chegou e com ela um movimento intenso de voltar nossos olhos para a natureza, buscar estar mais próximo dela, levar nossas crianças para conhecê-la e senti-la.
E então você se motivou com tudo isso, mas não tem muita certeza do que fazer, do como fazer e principalmente de como educar pela natureza proporcionando uma aprendizagem significativa entre a criança e a natureza.
O que precisamos ter em mente é que o trabalho com a natureza, como em qualquer outra proposta educativa, exige um planejamento baseado em uma intenção clara.
Por isso, antes de pensar no que fazer, pense: “O que eu, educador, pai, mãe, profissional quero proporcionar ao desenvolvimento da criança através da natureza?”.
Para responder a essa pergunta, eu separei três pontos essenciais para você elaborar uma proposta com a natureza que realmente será significativa à aprendizagem da criança.
Todos esses pontos que trouxe aqui nesse post, você pode conhecer também assistindo a live que ficou gravada aqui no nosso canal do youtube.
1 – CLAREZA DAS NECESSIDADES E HABILIDADES DE CADA ETAPA DO DESENVOLVIMENTO
“Educação é CIÊNCIA! “A educação é uma arte particular que exige um estudo especial (…) dos meios apropriados a desenvolver nas crianças as faculdades morais, intelectuais e físicas. Esses meios precisam ser estudados como se estudam os remédios da medicina”, disse o memorável professor, diretor e discípulo de Pestalozzi, Rivail.
O primeira a se pensar para uma aprendizagem significativa entre a criança e a natureza é, dentro da etapa do desenvolvimento que a criança se encontra:
– QUAIS SÃO AS NECESSIDADES QUE PRECISAM SER SATISFEITAS?
– E QUAIS SÃO AS HABILIDADES QUE PRECISAM SER DOMINADAS?
O segundo a se pensar é:
– COMO A PROPOSTA COM A NATUREZA IRÁ ATENDER A ESSAS NECESSIDADES?
– COMO A PROPOSTA COM A NATUREZA IRÁ DAR A OPORTUNIDADE DA CRIANÇA DOMINAR NOVAS HABILIDADES?
Quer um exemplo? Com uma criança de 2 anos, que necessidade básica do seu desenvolvimento deve ser atendida e que habilidade dever ser estimulada através da natureza? Podemos pensar como necessidade o sensório motor e como habilidade a linguagem.
Por isso, é fundamental ter um conhecimento seguro sobre o desenvolvimento infantil, a todos que lidam com as crianças, como também falei aqui neste post.
2 – CLAREZA DOS TRÊS DOMÍNIOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA
Hoje a ciência do desenvolvimento infantil tem um consenso de que existem três domínios do desenvolvimento infantil: PSICOMOTOR ou FíSICO, COGNITIVO e PSICOSSOCIAL ou SOCIOEMOCIONAL. Ou como Pestalozzi trouxe de maneira muito simples há dois séculos: MÃO, MENTE e CORAÇÃO.
Dessa forma, em sua proposta para uma aprendizagem significativa entre a criança e a natureza é preciso que você tenha claro como cada um desses três domínios será trabalhado de acordo com as necessidades e habilidades de cada etapa do desenvolvimento.
Então, pense: Com uma criança de 5 anos é preciso que você tenha clareza de qual é a necessidade do CORAÇÃO, da MENTE e da MÃO que precisam ser satisfeitas, ao mesmo tempo de que quais são as habilidades do CORAÇÃO, da MENTE e da MÃO que você precisa estimular para serem dominadas por ela.
E então, organizar uma proposta da natureza que vá de encontro com essas intenções específicas do desenvolvimento de uma criança de cinco anos.
3 – CLAREZA DO SENTIDO ÚNICO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA
Apesar da educação integral estar organizada em três domínios, devemos ter claro que eles não estão desconectados. Pelo contrário, eles estão INTER-RELACIONADOS, porque cada aspecto do desenvolvimento afeta os demais.
Mas, se eu não tenho um SENTIDO ÚNICO do trabalho para uma aprendizagem significativa entre a criança e a natureza, posso trabalhar com uma excelente proposta para um domínio e, ao mesmo tempo, gerar uma consequência negativa a outro domínio.
Que tal um exemplo disso? Posso fazer uma observação na natureza estimulando uma criança de 4 anos a usar seus sentidos, mas não permito que ela relate o que está percebendo, e somente eu falo. “Olha a folha é verde! Veja como é áspera!”.
Sendo assim, você estimula o sensorial da criança, mas impede que a sua percepção ative o seu raciocínio, logo, o aspecto cognitivo da criança é prejudicado, pois ela está somente no campo da memorização e não dá significado em seu pensamento daquilo que ela mesma está de fato sentindo.
Mas, você sabe, o que é esse sentido único?
Pestalozzi esclarece que o sentido da educação integral é fazer com que a criança se sinta feliz na sua condição própria, sendo útil ao ambiente e às pessoas ao seu redor.
Por isso as LIÇÕES COM A NATUREZA são fundamentais para dar SENTIDO de utilidade ao desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial da criança.
Por meio delas, a criança descobre as leis que regem a harmonia da natureza e, consequentemente, regem a si mesma e começa a perceber que tudo na natureza tem um sentido para o belo, o bem e a verdade e, a partir dessa comparação, ela vai construindo a sua autonomia moral, sabendo fazer escolhas cada vez melhores.
Sabe qual é o resultado final dessa proposta da Pedagogia do Amor de Pestalozzi na educação pela natureza?
Que a criança não só explore a natureza com os seus sentidos, mas que ela encontre, nas lições da natureza, um sentido de vida que a fará se sentir útil no mundo, autorrealizada e feliz de poder fazer a sua parte com o que ela alcançou desenvolver de melhor em sua MENTE, MÃO e CORAÇÃO.
Espero ter contribuído um pouco mais para que você se sinta não só motivada a trabalhar com a natureza, mas principalmente segura de como realizar para as criança, em qualquer etapa, propostas que realmente proporcionem uma aprendizagem significativa entre a criança e a natureza.
E deixo o convite para continuarmos mergulhando cada vez mais nesse pensamento, venha me acompanhar nas lives da @educamecomamor e também em nossos vídeos do canal do youtube e assim traçarmos um caminho seguro e rico na educação das nossas crianças pela natureza.
Um grande abraço e muito obrigada pela oportunidade de levar esse conhecimento até você.
Milena Barbosa
Pedagoga, Psicopedagoga, Psicomotricista e criadora da EducaME com amor.