aprendendo a lição da paciência na natureza

Aprendendo com a natureza a lição da paciência

Que as crianças precisam aprender a lição da paciência, isso nem se discute, mas como ensiná-las? Aprendendo a paciência na natureza!

Observando a natureza a criança poderá sentir e perceber o valor da paciência e compreender o que ela significa em sua vida.

Quando falamos a uma criança “Você precisa ter paciência!”, será que realmente ela compreendeu o que isso quer dizer? A criança precisa sentir para compreender. Precisa das experiências concretas onde ela poderá observar e perceber a paciência, por isso, a natureza é um recurso maravilhoso para a criança aprender a lição da paciência.

Por isso, neste post nosso convite é que você vá com a criança para a natureza aprender a lição da PACIÊNCIA.

O que é ter paciência?

Muitos de nós podemos pensar e ensinar às crianças que ter paciência é ficar esperando e esperando e esperando até que possamos ser atendidos naquilo que desejamos ou até que aquilo que desejamos aconteça.

No entanto, quando vamos para a natureza observamos que a paciência não é nem um pouco passiva, mas sim ativa!

Aprendendo a paciência na natureza

Você já observou a paciência que um pássaro tem ao chocar seus ovos? Ele não está ali só esperando o ovo quebrar, está aquecendo o ovo para criar as condições necessárias para que os filhotes se formem e nasçam.

E você já observou um botão desabrochando? Ele não está só esperando que a flor se abra, está trabalhando intensamente para criar as formas, cores e odores que aquela flor terá ao se abrir.

Por isso, esperar é diferente de ser paciente. E, sem dúvidas, é muito importante que a criança compreenda que a paciência caminha junto com o esforço e a dedicação.

É impossível aprender algo novo sem paciência. Sem a atividade da paciência, que é o esforço naquilo que se quer aprender, não é possível que o aprendizado se realize.

Como ensinar a lição da paciência na natureza?

Aproveite a primavera e leve-a para observar o desabrochar de um botão.

Depois acompanhe com ela dia a dia para que ela sinta a alegria da espera e perceba que ter paciência é algo maravilhoso porque, ao final de tantos dias, quanta beleza podemos sentir no pequeno botão que se mostrou em uma bela flor.

Então, reflita com a criança na paciência que o botão teve para criar tão bela formas, cores e odores!!!

Depois faça uma comparação: assim como o botão que precisa da paciência para se tornar flor, quanta paciência precisamos ter para realizar o nosso melhor.

E, por fim, peça para que a criança identifique nela mesma quando ela percebe que precisa também de paciência. Não fale por ela, deixe que ela se perceba diante daquilo que ela observou, sentiu e percebeu na natureza.

Assim é o método simples e tão rico de aprender com a natureza que nos ensina a Pedagogia do Amor de Pestalozzi.

Gostou dessa ideia? Então, venha seguir a @educamecomamor no Instagram para acompanhar outras lições da natureza para ensinar as crianças.

PS: Sabemos que ir para a natureza é uma proposta de educação nova e que pode gerar muitas dúvidas, mas com um método simples você ganhará segurança para saber o que fazer com as crianças nas visitas à natureza de forma que, além de momentos agradáveis, realmente eles proporcionem aprendizagens ricas e verdadeiras.

Sabe como? Com o nosso eBook “Aprendendo com a natureza – Ter esforço como a Primavera” você encontra um passo a passo para mergulhar no universo de ensinar e aprender com a natureza.

👉Link do eBook na Amazon t.ly/6VT8

    ESTÁ GOSTANDO DESTE POST? CADASTRE-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *