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Livros infantis e habilidades socioemocionais: como escolher os melhores

Os livros infantis são recursos essenciais para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Por meio do lúdico e da fantasia a criança experimenta as próprias emoções e sentimentos. Encontra nos personagens modelos que, aos poucos, tornam-se lições e passam a modificar os seus comportamentos.


Já é senso comum entre professores e pais que a leitura de livros infantis trazem muito benefícios ao desenvolvimento infantil. Mas, aprofundando neste assunto, estudos da Pedagogia descobriram que os livros infantis transformam a realidade da criança. Ampliando seu conhecimento sobre o mundo e sobre si mesma. Sendo assim, aliar os livros infantis às habilidades socioemocionais é um casamento perfeito.

No entanto, para se chegar a esses resultados é preciso saber escolher o livro infantil correto. Foi pensando nisso que organizamos os tópicos mais importantes que vão ajudar você na escolha do melhor livro infantil que fará da prática do seu projeto pedagógico um sucesso.

Nestes tópicos os livros infantis devem:

  1.  Abordar temas relacionados às necessidades dos seus alunos
  2.  Trazer conteúdos de informações morais
  3.  Problematizar o bem e o mal
  4.  Oferecer sugestões sobre como lidar com as questões da vida
  5.  Atender aos interesses dos alunos
  6.  Apresentar personagens modelos
  7.  Não conter estereótipos de comportamentos
  8.  Apresentar ilustrações ricas
Então continue lendo que agora para conhecer um por um:

1. Abordar temas relacionados às necessidades dos seus alunos


Este tópico deve ser o primeiro a ser observado. Afinal de contas, um projeto para desenvolver habilidades socioemocionais apenas fará sentido se estimular os sentimentos e as emoções que seus alunos necessitam aprender.

Por exemplo: Você observa em sua sala de aula muitas ocorrências de intrigas entre as crianças. Será que um projeto de respeito à natureza é o que eles precisam neste momento? Certamente não. Claro que este tema é de máxima importância e em algum momento deve fazer parte dos conteúdos a serem trabalhados. Contudo, quando trazemos as habilidades socioemocionais para a sala de aula é para justamente auxiliar o professor a aproximar os conteúdos curriculares da vida das crianças.

Nesse caso, com nova proposta das diretrizes da BNCC, a preocupação não é mais formar a criança para o futuro, mas sim para que ela desenvolva habilidades de acordo com suas necessidades atuais. Dessa forma, ela terá condições de superar os desafios do presente tomando consciência de suas ações e emoções.

Como consequência, a construção atual dos valores e virtudes da criança proporcionará mais segurança para enfrentar os desafios do futuro e fazer escolhas na adolescência e na vida adulta com mais acerto. Logo, qual das habilidades socioemocionais ajudaria as crianças a superarem as intrigas e construírem novos comportamentos? Um projeto em torno do tema da empatia corresponderia melhor às necessidades apresentadas.

Nesse sentido, trabalhar em torno das necessidades dos seus alunos irá criar um ambiente em que eles irão observar mais seus comportamentos e reconhecê-los. Consequentemente, maior será a chance de modificá-los conforme o projeto for se desenrolando.

Portanto, a escolha da história infantil deve trazer personagens que apresentem em suas emoções e sentimentos claramente a habilidade socioemocional que corresponde à necessidade observada em sua turma.

2. Trazer conteúdos de informações morais


Para que novas habilidades socioemocionais sejam despertadas nos comportamentos das crianças é necessário buscar histórias que trazem abordagem clara dos sentimentos e das emoções.

Em outra palavras, é preciso “dar nome aos bois” para que as crianças compreendam o significado dessas emoções e sentimentos através do comportamento dos personagens do livro infantil. Como consequência, elas farão relações com seus próprios valores.

Isso é extremamente importante porque ajudará a criança a tomar consciência do que sente. E mais do que isso, fará com que ela perceba quais desses sentimentos são desagradáveis. Dessa forma, ela estará mais inclinada a mudar seus comportamentos.

3. Problematizar o bem e o mal


Outro ponto a ser observado é buscar histórias que fujam do embate entre o bem e o mal. Dessa forma, aos trazer uma história em que existe o personagem malvado e o personagem bonzinho mostramos para a criança uma realidade falsa, na medida em que, todos nós possuímos emoções positivas e negativas. Ninguém é integralmente bom ou integralmente mal.

Nesse sentido, é importante buscar histórias de superação nas quais os personagens reconhecem suas emoções negativas e, com isso, passem a buscar novos comportamentos que lhes farão mais felizes e realizados. Ou então histórias que reforcem emoções positivas e atitudes nobres dos personagens.

Sendo assim, a criança será estimulada a perceber seus próprios potenciais, além de tomar consciência de que todos nós sempre podemos mudar nossa forma de ser e agir para melhor, fortalecendo sua auto-estima.

4. Oferecer sugestões sobre como lidar com as questões da vida


Este tópico complementa o anterior, na medida em que, a proposta de trazer as habilidades socioemocionais para a sala de aula é justamente propiciar oportunidades de transformação dos comportamentos das crianças de forma consciente.

Contudo, isso apenas ocorrerá se buscarmos por histórias que ajudem as crianças a refletirem sobre seus sentimentos e as consequências de suas atitudes. Mas que também que façam sugestões de caminhos em forma simbólica sobre como a criança pode lidar com as questões da vida e crescer.

Para isso, fique atento ao desfecho da história. Como ela termina? Qual sensação ela deixa?

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    5. Atender aos interesses dos alunos


    Cada faixa etária tem um interesse específico. Podemos observar bem este fato na escolha das brincadeiras, não é mesmo?
    Sendo assim, ao escolher uma história que traga elementos do interesse dos seus alunos, a chance deles se envolverem com a temática será muito maior.

    Para definir estes interesses você pode se questionar:

    • Eles se concentram em texto longos?

    • Ou será melhor os mais curtos?

    • Histórias com uma ou duas frases por página?

    • Ou parágrafos maiores?

    • Personagens representados por crianças?

    • Ou por animais, objetos e elementos da natureza como as fábulas?

    6. Apresentar personagens modelos


    Os modelos são muito importantes na construção da personalidade das crianças. Haja visto que elas aprendem pelo exemplo observando o comportamento e as atitudes de quem as rodeia e têm influência direta sobre elas: pais, avós, irmãos, tios, professores, amigos e personagens de desenhos.

    Quem nunca presenciou uma criança repetindo as falas e os gestos do seu personagem de desenho predileto?
    Dessa forma, as histórias infantis têm grande influência na construção do valores das crianças ao trazerem modelos de comportamento através de seus personagens. Por isso mesmo que elas são um recurso fantástico de educação, principalmente em se tratando de trabalhar as habilidades socioemocionais.

    Portanto, escolha uma história que possua um personagem representando o modelo da habilidade socioemocional que você escolheu trabalhar em seu projeto. Por exemplo, se seu projeto é sobre a solidariedade, escolha uma história que apresente um personagem solidário. Dessa maneira, seus alunos poderão compreender o que é ser solidário e como é ser solidário pelas atitudes do personagem.

     

    7. Não conter estereótipos de comportamentos

     


    Infelizmente ainda é muito comum encontrar nos livros infantis representações de estereótipos que reforçam preconceitos. Em vista disso, atenha-se às falas dos personagens, à fala do narrador, às características morais e físicas dos personagens e aos cenários representados.

    Tome esse cuidado, pois caso contrário aos invés de despertar o interesse dos seus alunos para aquisição de novas habilidades socioemocionais, você poderá acionar comportamentos contrários a elas. Reforçando emoções negativas.

    Dessa forma, todo o seu esforço em pensar, organizar e colocar em prático um projeto pedagógico que atenda às necessidades dos seus alunos poderá ir “por água abaixo”.

     

    8. Apresentar ilustrações ricas


    Em um último tópico, mas, certamente, não menos importante: observe as ilustrações do livro infantil.
    Quando as ilustrações são ricas elas completam a história materializando os sentimentos e as emoções através das expressões faciais e corporais dos personagens.Também podem mostrar sensações em seus cenários.

    Por exemplo: um ambiente colorido pode estar representando o estado emocional de alegria do personagem. Ou um ambiente acinzentado pode representar a tristeza em algum momento da história.

    Se você encontrar livros infantis que também trabalhem as emoções através da imagens, então aproveite e explore muito a observação das ilustrações com seus alunos. Na medida em que estas representações sensibilizam ainda mais as crianças e ajudam a compreender os conceitos abstratos que estão embutidos nas habilidades socioemocionais.

    Então estes são os oito tópicos que consideramos mais importantes a serem observados pelo professor na escolha do livro infantil ideal para o seu projeto pedagógico com as habilidades socioemocionais.

    Esperamos ter ajudado você a pensar um pouco mais sobre este assunto. E ver que trabalhar as competências socioemocionais da BNCC não é um “bicho de sete cabeças”. Com os recursos e o método certo você poderá fazer um excelente trabalho de forma descomplicada.

    Abrace a grande chance que a educação está recebendo de poder trazer para a sala de aula de forma intencional os valores e as virtudes que antes estavam apenas nos currículos ocultos e revolucione sua prática pedagógica sem medo, porque com certeza os resultados serão motivadores. Pode confiar!

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