O respeito ao meio ambiente tem sido tema de muitas de suas aulas, não é mesmo? Sem dúvidas, nunca foi tão urgente viver o respeito à natureza e todas as suas formas de vida.
Através da história do menino Zequinha do livro infantil Zequinha – o amigo dos pássaros, podemos ampliar olhar da nossa relação com a natureza. Repensando o quanto o egoísmo nos faz considerar que a natureza existe exclusivamente para nos servir.
Com esta forma de pensar fomos depredando, extraindo, destruindo e tirando a liberdade de tantos animais, como os pássaros, somente para serem expostos enclausurados em nossas casas.
Você, como educador, já parou para pensar na profundidade dessas ações? Parece tão comum hoje em dia ter animais silvestres presos em gaiolas que poucas pessoas param para refletir que ali está uma vida.
Essa vida tem função importante no ecossistema, seus instintos foram organizados durante milênios para que sua função, juntamente com outros seres, construísse o equilíbrio da natureza.
Tudo na natureza é solidariedade. As relações entre os seres, elementos e fenômenos da natureza nos mostram isso o tempo todo.
No entanto, nós também somos natureza, também fazemos parte dessa rede de solidariedade.
Precisamos primeiramente nos sentir parte dessa rede solidária para desperta esse sentido em nossas crianças.
Se continuarmos educando com o mesmo nível de consciência que educamos até hoje, poucas mudanças veremos com relação ao respeito ao meio ambiente.
Por isso, nós, educadores, necessitamos promover um novo entendimento do que seja a natureza, a função e a relação que nós temos com ela.
Precisamos educar nossas crianças com a verdade, porque somente entendendo a função de cada ser na natureza será possível amá-la e respeitá-la. Sem as ilusões do nosso egoísmo e dos nossos caprichos.
Com esta visão, trazemos este livro para sensibilizar as crianças sobre a vida dos pássaros e seu papel na natureza. Para isso, é preciso ensinar as crianças a pensarem.
Por que os pássaros têm asas? Por que têm bico? Por que cantam?
Será que eles desenvolveram durante milênios esses instintos para que o homem os prendesse em uma gaiola e os impedisse de viver o seu papel livre na natureza?
Os pássaros têm asas para voar, buscar alimentos e construir ninhos nos topos da árvores. Seu canto não é para nós, apesar de muito nos alegrar, é para a reprodução e comunicação da sua espécie.
Cantar para atrair o macho ou a fêmea e formar uma família.Cantar para mostrar o caminho para outros pássaros do bando. O filhote canta para dar um aviso aos seus pais.
Este livro foi planejado com esta função. Sensibilizar nossas crianças para a beleza que existe em deixar a natureza ser livre para realizar o seu grande papel na promoção e construção da vida.
Quer saber onde adquirir este livro?
Se você é educador pode adquiri-lo na clicando aqui para acessar a loja virtual da EducaME. Além de receber o livro impresso pelos correios, também receberá o livro do professor em formato eBook no seu e-mail.
Se você é pai ou mãe pode adquiri-lo clicando aqui para acessar a loja virtual da EducaME. Além de receber o livro impresso pelos correios, também receberá um guia pedagógico, em formato eBook, com orientações de como trabalhar o livro com seu filho no seu e-mail.
Você também pode adquirir a versão eBook do livro aqui no site da Amazon.