conhecimentos-educação-infantil

3 conhecimentos que todo professor, pai e mãe deveria dominar sobre a educação infantil

A fase infantil é muito especial, não só pelas próprias características da infância como a ingenuidade, a alegria e as descobertas. Mas principalmente porque para se educar na infância são necessários conhecimentos que todo professor, pai ou mãe deveria dominar.

Isso porque, Pestalozzi, o pai da Pedagogia Contemporânea e da Educação Parental, identificou que na infância as estruturas mentais, emocionais e físicas da criança estão em processo de amadurecimento e não podem ser tratadas como as de um adulto. Fato que hoje está muito bem comprovado pela neurociência.

Com isso, Pestalozzi abriu os olhos do mundo para que os pais, mães e educadores percebessem que a criança têm necessidades educativas específicas e que exigem dos adultos conhecimentos especiais para que ela tenha a oportunidade de se desenvolver da melhor maneira possível, revelando os seus potenciais e se sentindo feliz.

Acredite, muitos dores, dúvidas e tropeços podem ser evitados pelos professores, pais e mães se todos se dedicassem a conhecer mais sobre como funciona o mundo das crianças.

E para ajudar você nesta tarefa, pontuamos três conhecimentos que todo professor, pai e mãe deveria dominar sobre educação infantil.

1. O Conhecimento do desenvolvimento infantil natural

Você já passou pela situação de comparar uma criança com a outra? E de se frustrar quando observar que a sua criança não faz o mesmo que a outra? Ou de pensar que “tudo bem” cada criança tem seu tempo, e depois ter de correr para levá-la a uma avaliação porque o tempo passou demais?

Sem dúvida, quando não sabemos como uma criança se desenvolve e que este desenvolvimento ocorre de forma natural, temos dificuldades em saber se a criança está se desenvolvendo dentro do esperado ou não, podendo exigir demais dela ou achar que está tudo bem quando é necessário buscar uma avaliação profissional e intervir o quanto antes para que ela não tenha prejuízos no futuro.

2. O conhecimento de como a criança aprende

Você já se sentiu frustrado por tentar ensinar uma criança a fazer algo e ela não corresponder às suas expectativas? Já tentou ensinar a mesma coisa de muitas maneiras para ver se ela aprendia melhor? Situações como se alimentar sozinha, desfralde, desmame, aprender a ler, aprender a escrever foram momentos de aflição para você?

Isso porque, sem o conhecimento de como a criança aprende corremos o risco de ignorar algumas habilidades necessárias à aprendizagem ou mesmo impedir que a criança pratique determinadas habilidades importantes para consolidar uma aprendizagem verdadeira.

Por isso, tentamos de diversas modos e acabamos por nos frustrar com o “insucesso” naquilo que queremos ensinar à criança.

Mas ignorando a necessidade do amadurecimento de determinadas funções que somente a criança pode desenvolver ou a prática de determinadas habilidades que muitas vezes nós impedimos ou apressamos, geramos lacunas no aprender da criança que poderão ocasionar dificuldades ou transtornos de aprendizagem no futuro.

3. O conhecimento de um método de educação integral

Você já teve a sensação de insegurança em relação a como educar uma criança? Já pensou se deveria agir “assim” ou “assado”? Ficou em dúvidas e com culpas pela maneira como conduziu determinada situação?

Isto é sinal de que você caminha sem direção na educação da criança, por isso, hora age de uma maneira, hora de outra, e como consequência a criança também fica sem direção, agita-se, fica ansiosa e tem dificuldades em se conectar com você, surgindo muitas questões de indisciplina que vão agravando mais a situação.

Sem dúvida, quando não conhecemos e praticamos algum método de educação que veja na criança um ser integral, como é a Pedagogia do Amor de Pestalozzi, isto é, um ser dotado que está construindo seus sentimentos e pensamentos para agir no mundo, nós nos sentimos perdidos e inseguros sobre a nossa maneira de lidar com os desafios de educar, caindo na culpa por, justamente, repetir padrões que você mesmo não concorda.

Isso porque, método é caminho. Quando elegemos um método de educação, escolhemos um caminho seguro que nos dará a orientação necessária, passo a passo, de o que fazer, como fazer e quando fazer em cada etapa e situação que a criança nos apresentar no dia a dia.

Nós já elegemos o nosso método, a Pedagogia do Amor de Pestalozzi e se você desejar conhecê-lo, teremos a maior alegria em compartilhar nossas vivências e conhecimentos com você.

Acompanhe nosso Instagram @educamecomamor , lá tem muito conteúdo sobre a Pedagogia do Amor Pestalozzi, desenvolvimento infantil e a aprendizagem da criança.

    ESTÁ GOSTANDO DESTE POST? CADASTRE-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *