Uma história infantil para falar sobre preconceito com as crianças

Como falar sobre preconceito com as crianças? Antes é preciso compreender o que é este preconceito no universo infantil.

A despeito do crescente avanço tecnológico, que tem permitido à humanidade uma integração cada vez maior entre pessoas e realidades distintas, continua o preconceito a frequentar a pauta das grandes questões da humanidade.

Em uma de suas muitas manifestações, tem aparecido por meio do bullying indireto, que pode ocorrer em qualquer ambiente de interação entre pessoas, tais como a escola, a família, a vizinhança, o ambiente de trabalho, etc. 

Entre as crianças, o bullying indireto ocorre mais frequentemente nas situações que envolvem o ambiente escolar, caracterizando-se pela agressão moral, através do isolamento social que uma criança ou um grupo de crianças impõem a outra criança.

Isolamento que se dá por meio da exclusão das atividades em grupo, das rodas de conversa, das brincadeiras, das confraternizações no intervalo ou recreio. Em outras palavras, verifica‑se uma situação de desprezo, sem motivações aparentes. 

O isolamento, como decorrência do desprezo, ocorre justamente porque aqueles que desprezam consideram que as diferenças percebidas no outro colocam-nos em situação de inferioridade.

Numa sociedade multifacetada, e em que o contato entre os diversos grupos é cada vez mais natural, esta diferença surge em vários aspectos, tais como físicos, intelectuais, socioeconômicos, profissionais, de crenças e religiões e, até mesmo, relacionados à própria identidade (nome, imagem etc). 

Essas diferenças fazem com que a criança agressora ou o grupo agressor considerem que o outro não “merece” fazer parte do mesmo grupo e compartilhar a amizade.

Uma análise acurada desta situação permite identificar, no fundo de todo este processo, um sentimento de superioridade ou orgulho, gerando a convicção de que o outro, considerado inferior, não pode ter virtudes iguais ou melhores do que aquelas identificadas pelos que se consideram superiores. 

Para tratar desse tema com as crianças projetamos o livro inafntil Sarcaramphus Papa Cathartidae que conta a fábula do urubu “Sarcoramphus”. Habitante de um “lixão” e por isso desprezado por seus colegas, ficando sempre isolado, sem que tivesse sua amizade correspondida por nenhum outro animal. 

Ainda assim, a história permite identificar em Sarcoramphus três virtudes muito importantes: a humildade, a responsabilidade e a caridade. Qualidades, por sua vez, que não eram percebidas pelos demais personagens. 

Importante destacar que essas três virtudes eram desenvolvidas dentro das características do ambiente onde Sarcoramphus morava.

Comendo os restos de lixo, participava da limpeza do meio ambiente, auxiliando no equílibrio da natureza, e contribuindo para a prevenção de inúmeras doenças e contaminações que poderiam prejudicar a todos. Inclusive, aqueles por quem era desprezado. Exercia, assim, uma função fundamental para a vida de todos. 

A estória mostra que cada um – independente das condições físicas, intelectuais, sócio-econômicas, profissionais, crenças e religião – tem uma função importantíssima para a vida de todos, abordando a interdependência dos seres, uns para com os outros, como indispensável elemento para construção da própria sobrevivência. 

Desde a mais tenra plantinha até o mais poderoso homem, todos nós necessitamos de muitas coisas que não temos condições de conseguir sozinhos e, então, dependemos das virtudes e potencialidades que outros têm. Uma rede de solidariedade que Deus proporciona por meio da convivência e dos relacionamentos cotidianos. 

Cabe a todos nós descobrirmos o valor que cada um tem na nossa vida e aprenderemos a respeitar as diferenças, pois são justamente as diferentes potencialidades e virtudes que dão a cada ser um papel fundamental para a vida de todos

Quer saber onde adquirir este livro?

Se você é educador pode adquiri-lo na clicando aqui para acessar a loja virtual da EducaME. Além de receber o livro impresso pelos correios, também receberá o livro do professor em formato eBook no seu e-mail.

Se você é pai ou mãe pode adquiri-lo clicando aqui para acessar a loja virtual da EducaME. Além de receber o livro impresso pelos correios, também receberá um guia pedagógico, em formato eBook, com orientações de como trabalhar o livro com seu filho no seu e-mail.

Você também pode adquirir a versão eBook do livro aqui no site da Amazon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *